Charrua decreta situação de emergência
19/06/2017 11:30
O município de Charrua decretou “Situação de Emergência”, na última semana, em consequência das enxurradas que resultaram em danos materiais e prejuízos econômicos e sociais a população, devido às fortes chuvas que atingiram a cidade nos últimos dias.
De acordo com o prefeito de Charrua, Valdésio Roque Della Betta, os volumes de chuvas que caíram ultrapassam em muito as médias históricas registradas no município. “O acúmulo de água ao longo do mês de maio e início do mês de junho foi de 717mm, causando destruição de estradas, bueiros e danos em vias principais e vicinais e na área rural” disse Roque.
Juntamente com as fortes chuvas, ocorreu um intenso vendaval, que registrou grandes perdas, prejuízos e danos às propriedades do município, ocasionando destruição de duas unidades habitacionais e danos em 17, destruição e estragos em galpões, garagens, pocilgas e estábulos, além da queda incalculável de árvores, e postes da rede de distribuição de energia elétrica.
Segundo levantamento da Secretaria da Indústria, Comércio, Agricultura e Meio Ambiente e Emater/RS-Ascar, a situação anormal causou prejuízo no setor da economia privada, com perdas na fertilidade do solo, bem como, danos no setor agropecuário, na cultura de aveia e pastagens de inverno, acarretando uma queda importante na produção da bacia leiteira, além, da morte de diversos animais.
O Poder Público Municipal esteve disponibilizando todos os recursos materiais e humanos para atender os prejuízos e danos decorrentes da enxurrada e do vendaval, em cumprimento ao que dispõe o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil local, tendo o COMPDEC agido de forma rápida a dar uma resposta ao desastre ocorrido.